O Teste de Anticorpos Neutralizantes

Conheça mais sobre o exame, como é feito e o que detecta.

O ITALAB LABORATÓRIO conta com um novo teste sorológico de Detecção de Anticorpos Neutralizantes, produzidos contra o SARS-CoV-2.
março 26, 2021

O QUE É O TESTE DE ANTICORPOS NEUTRALIZANTES?

Atualmente aprovado pela Anvisa, FDA, o teste de Anticorpos Neutralizantes foi desenvolvido para qualificar a resposta imune, analisando a capacidade dos anticorpos bloquearem a ligação da proteína da espícula viral, conhecida como Spike ao receptor nas células humanas, a proteína ACE2.

Portanto, com esse teste, é possível avaliar se o organismo já entrou em contato alguma vez com o novo Coronavírus e se apresenta resposta imunológica, diferente do teste RT-PCR salivar, ou em swab nasal ou o teste de antígeno que analisa infecção viral ativa.

COMO O TESTE É FEITO?

O teste de Anticorpos Neutralizantes é realizado através de uma amostra de sangue coletada em soro ou plasma e utiliza-se do método ELISA, que permite a detecção desses anticorpos específicos.

O QUE É DETECTADO?

É necessário ressaltar que nem todos os anticorpos conferem imunidade à doença.

Atualmente os Anticorpos Totais, IgG e IgM para COVID-19, que são sensíveis para detecção de contato prévio com o vírus, mas não são específicos para neutralização do vírus.

Já os Anticorpos Neutralizantes bloqueiam a ligação entre o RBD (Receptor-Binding Domain) da proteína Spike e ACE2 na célula humana, impedindo a entrada do vírus no organismo humano (verificado em testes de cultura celular). A capacidade de neutralização do vírus, é diretamente proporcional a capacidade do seu organismo de combater a doença em um próximo contato.

COMO É O RESULTADO DO TESTE DE ANTICORPOS?

O resultado desse teste é dado em % de inibição do vírus correlacionada ao teste de neutralização viral. O que significa:

  • < 20%: sem atividade de neutralização;
  • >=20%: indicativo da presença de anticorpos neutralizantes.

Dado o resultado, é importante sempre correlacionar com o quadro clínico e outros achados laboratoriais do paciente.

PARA QUEM É INDICADO

Atualmente o teste COVID-19 é indicado em duas situações: para pessoas que desejam identificar a presença de anticorpos produzidos contra o SARS-CoV-2 ou após a vacinação.

Levando em conta que deverá ser feito após 15 dias do início dos sintomas ou da confirmação da infecção por RT-PCR, ou 21 dias após vacinação.

CONTRAINDICAÇÕES

O teste é contraindicado para o diagnóstico de infecção aguda – doença ativa. Além disso, a presença de anticorpos neutralizantes não contrapõe a necessidade de manter as medidas de segurança propostas pelos órgãos de saúde, como o uso de máscaras, higiene constante e distanciamento social.

VANTAGENS DO TESTE DE ANTICORPOS PARA COVID-19

As principais vantagens do teste de anticorpos são:

  • Sensibilidade: sendo cerca de 98,7% em pacientes com > 14 dias do início dos sintomas.
  • Especificidadade: 96,5%
  • Concordância versus ensaio de neutralização VNT: 100%, quando utilizado a limiar de reatividade de 20% como taxa de inibição para o resultado do teste.

É NECESSÁRIO PEDIDO MÉDICO?

Não é necessário pedido médico. Esse exame atualmente não é coberto pelo convênio.

DIFERENÇAS ENTRE OUTROS TESTES DE COVID

As principais diferenças entre os exames sorológicos já existentes e o teste de Anticorpos Neutralizantes são que: os exames de IgM, IgG e anticorpos totais possuem sensibilidade para detectar se houve contato prévio com o vírus, mas não são específicos para a neutralização do SARS-CoV-2. Já o teste de Anticorpos Neutralizantes são sensíveis e baseados na RBD (Receptor Binding Domain) e proteína Spike dos anticorpos totais (IgA, IgM e IgG) e são mais específicos para a neutralização do vírus, isto é para a capacidade do seu sistema imune de se proteger contra a COVID-19.

PRECISO AGENDAR?

Não, a coleta pode ser realizada de segunda a sexta das 7:00 as 12:00, e das 13:00 as 16:30.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/italablaboratori/public_html/wp-includes/functions.php on line 4757