Dúvidas de Acesso

  • Sangue: As amostras de sangue são geralmente colhidas pela manhã, após jejum de 10 a 14 horas. Após o jantar deve-se descansar e não ingerir alimentos. É livre a ingestão de água. Alguns exames não possuem a necessidade de jejum e podem ser colhidos durante o dia todo, como por exemplo, o Teste de gravidez (Beta HCG).
  • [ Voltar ]
  • Urina tipo 1: A coleta para os exames parcial de urina, urocultura, EQU, deve seguir as seguintes orientações: a urina deve ser a primeira da manhã, ou o paciente deve estar no mínimo 2 horas sem urinar. O genitais externos devem ser lavados com água e sabão, desprezar o primeiro jato de urina colher o jato médio no frasco estéril fornecido pelo laboratório, desprezar também o final da micção.Abstinência sexual para ambos os sexo de no mínimo 24 horas.Mulheres em período menstrual, aguardar o fim da menstruação para a coleta da urina.
  • [ Voltar ]
  • Urina Toxicologia: O paciente deve lavar bem as mãos e os braços até a altura do cotovelo. A coleta deve ser realizada após a jornada de trabalho. O paciente deve colher em um frasco estéril fornecido pelo laboratório todo o volume de urina.
  • [ Voltar ]
  • Urina 24 horas: A análise terá que ser feita durante 24 horas, portanto, o primeiro passo é escolher qual o intervalo mais confortável para que você colha a urina bem como umdia que você possa passar em casa pois todas as amostras de urina serão coletadas no mesmo pote. O ideal é sempre escolher a hora em que você normalmente acorda. Vamos usar o horário de 8 horas da manhã como exemplo para o resto das instruções. Imaginemos que você irá começar a coletar a urina hoje. Ao acordar às 8h, você deve esvaziar a bexiga, urinando normalmente no vaso sanitário. Portanto, a primeira urina do dia deve ser desprezada. O exame começa na hora em que se esvazia a bexiga pela primeira vez no dia. Após urinar, anote a hora exata, pois a coleta deve terminar nesta mesma hora do dia seguinte.
    Mas se o exame começa às 8 da manhã, por que então desprezar a urina desta hora? Porque a urina que estava dentro da sua bexiga às 8h não foi produzida às 8h, mas sim durante toda a madrugada, desde a última vez que você urinou. Portanto, esvaziando-se a bexiga, colheremos apenas a urina produzida a partir das 8h da manhã.
    Depois de esvaziar a bexiga, toda e qualquer urina deve ser guardada no mesmo recipiente fornecido pelo laboratório (se você urina muito, pode-se usar mais de um recipiente). Não importa a quantidade, qualquer gota conta. Se for evacuar, não pode urinar no vaso. Se estiver tomando banho, não pode urinar no banho. Se for sair à rua, leve o recipiente junto ou não urine até voltar para casa. E a coleta deve se rmantida neste pote ate a manhã seguinte as 8hs. O recipiente com a urina deve ser armazenado em geladeira. Por comodidade, indicamos a coleta do exame durante o Domingo; deste modo você não precisa levar o recipiente para o o trabalho e ainda consegue entregá-lo no laboratório na Segunda-feira de manhã.
    Se houver qualquer perda na urina, o ideal é abortar a coleta, desprezando o que já foi colhido, e reiniciá-la no dia seguinte. Uma pequena quantidade de urina perdida já é suficiente para causar erros no resultado final. Se você colheu a urina de modo errado e não comunicou o seu médico, quem sofrerá as consequências será você mesmo, pois o clínico ira tomar decisões baseadas em um resultado errado. Você deve colher toda urina até às 8h do dia seguinte, incluindo esta última. Se você por acaso acordou mais cedo e urinou às 6h, procure beber água para conseguir urinar de novo quando der 8h. Lembre-se, o exame começa quando você esvazia a bexiga às 8h, e termina quando a esvazia de novo, também às 8h. A coleta da última urina pode ter uma tolerância de 10 minutos para mais ou para menos (entre 7:50h e 8:10h).
  • [ Voltar ]
  • Parasitológico de Fezes: A amostra de fezes deve ser colhidas no horário que for mais conveniente ao paciente, porem o material deve ser armazenado em geladeira até o horário que for ser encaminhado ao laboratório. No caso de o médico ter solicitado 3 amostras elas devem ser colhidas em três dias diferentes, não importando se forem consecutivos ou não, identificando em cada frasco o dia da coleta. Para as amostras com o conservante MIF as fezes devem ser colhidas no mesmo pode por 3 dias.
  • [ Voltar ]
  • Coprocultura: a amostra de fezes deve ser colhida e encaminhada imediatamente para o laboratório, preferencialmente fezes diarréicas para facilitar a identificação da bactéria.
  • [ Voltar ]
  • Sangue oculto nas fezes: Para a coleta das fezes, o paciente deverá seguir uma dieta durante 3 (três) dias; No quarto dia colher uma amostra de fezes e encaminhar ao laboratório até 1 hora após a coleta; Durante todo o período da coleta do material não ingerir carne de nenhum tipo, vegetais clorofilados (folhas verdes), brócolis, beterraba, abacate, nabo, couve-flor; Não comer alimentos que contenham Ferro como feijão, ameixa e morango; Suspender o uso de medicamentos, de acordo com ordem médica; Não tomar medicamentos à base de Ferro, anti-inflamatórios, corticóides, aspirinas e Vitamina C. Alimentos permitidos: Macarrão, batata, arroz, ovos, maçã, pão francês, enlatados, amendoim, farelos de cereais (trigo aveia etc.); A Higiene bucal deve ser feita com escova de cerdas macias ou gaze e algodão.
  • [ Voltar ]
  • Espermograma: Abstinência sexual de 3 a 5 dias conforme solicitação médica, a coleta pode ser realizada em casa se o material após colhido chegar ao laboratório em no máximo 15 minutos. O exame deve ser pré-agendado pelo telefone (47)3348-5953.
  • [ Voltar ]
  • PSA: o exame do Antígeno Prostático Específico segue várias recomendações para um resultado mais preciso. O paciente não pode ter ejaculado nas últimas 48 horas; não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias;não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias; não ter praticado equitação nos últimos dois dias; não ter usado supositório nos últimos três dias; não ter recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal nos últimos três dias; não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias; não ter realizado ultra-sonografia transretal nos últimos sete dias; não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias; não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias; não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.
  • [ Voltar ]
  • Se o exame que você irá realizar não foi listado, favor entrar em contato com o laboratório para esclarecer alguma dúvida
  • [ Voltar ]